Use a Matriz de responsabilidade para salvar empresas familiares

Essa semana passei por uma experiência interessante que resolvi compartilhar. Um casal dono de uma empresa, com duas áreas distintas de trabalho, onde cada um gerencia e administra uma das áreas.

De um lado a esposa, super executora e com ótimas capacidades de gestão. De outro o marido, nada executor e sem capacidade de gestão… Verdade viu meninas! Não estou puxando sardinha para o nosso lado não!….kkkk

Os dois misturam a vida pessoal com a profissional, inclusive os aspectos financeiros. E a esposa tem dificuldade de se posicionar profissionalmente com o marido porque isso afeta a relação familiar deles.

Conhecem algum caso parecido?????…rs

Desesperada ela não sabe mais o que fazer e pediu minha ajuda.

Vejam bem… Por mais que exista uma relação pessoal entre as pessoas que trabalham em uma empresa, o bom gestor é aquele que consegue nitidamente separar essas duas coisas. Não podemos misturar os sentimentos, as ações, as conversas…

A liderança implica no estabelecimento de metas, organização das tarefas para se atingir essas metas, maneiras de acompanhar e medir o avanço e resultados de todas das mesmas, ensinar e cobrar se necessário.

Então quando trabalhamos junto com a família precisamos deixar tudo isso muito claro e documentado.

Além disso é importante definir exatamente quais serão os papéis e as responsabilidades, e o que vai acontecer caso isso não seja cumprido ou atingido. De uma maneira clara, assertiva, objetiva. Nada de “cerimonias” porque não se quer magoar o parceiro.

Se não conseguem separar esses papéis então melhor não trabalharem juntos. Difícil de ouvir, mas um mal necessário para sobrevivência da relação e da empresa!

Essa regra também vale para quando trabalhamos com filhos, amigos, ou qualquer tipo de pessoa com parentesco. Se não soubermos administrar bem tudo isso, de uma maneira extremamente profissional, colocaremos em risco nosso trabalho e nossas relações.

Existe uma ferramenta que se chama matriz de responsabilidades. Vocês conhecem? Vou disponibilizar abaixo. Esse material define o que vai ser feito, qual a data, e quem é o responsável pela execução. Uma vez definidas essas questões e preenchida a planilha, o líder vai acompanhando a execução das atividades e cobrando ou parabenizando os responsáveis. É uma ferramenta que ajuda o líder a atingir seus objetivos e deixa claro para todo mundo qual é a regra do jogo.

Vamos testar? Depois me contem como foi.

0 responses on "Use a Matriz de responsabilidade para salvar empresas familiares"

    Leave a Message

    Desenvolvido por IAPRENDI®. Todos os direitos reservados.
    error: Content is protected !!
    WhatsApp chat
    X