Tesouro direto de forma simples e direta

Hoje que explicar sobre o Tesouro Direto que é a forma mais simples e segura para se investir. A plataforma do Tesouro Direto está disponível para investimento desde 2002.

No último relatório do tesouro, para vocês terem uma noção, no final de março de 2016 existiam 708.711 pessoas cadastradas com um patrimônio de R$ 29,35 bilhões aplicado no Tesouro, sendo que 68,90% das pessoas cadastradas estão na região sudeste e 77,10% são homens, ou seja, somente 23% são mulheres e que investem nesse tipo de papel que está enquadrado no perfil conservador e se formos avaliar o perfil moderado e arrojado o percentual é bem menor.

Por isso, resolvi explicar sobre todas as opções de investimento e vamos começar pelo Tesouro Direto que é uma plataforma de negociação que permite a compra direta de TÍTULOS PÚBLICOS. Os TÍTULOS PÚBLICOS estão presentes em mais de 80% dos Fundos de investimentos disponíveis nos Bancos Públicos e Privados.
Quando você aplica no Tesouro Direto você investe seu dinheiro onde o Banco Investe, mas elimina o intermediário da negociação e com isso é possível obter: melhor rentabilidade, menores taxas de administração e a mesma segurança de um fundo de um grande banco.
Os principais Títulos Públicos disponíveis para investimento são:

  • Tesouro Selic LFT
  • Tesouro Préfixado LTN e NTN-F
  • Tesouro IPCA + Taxa NTB-B

Para aplicar no Tesouro Direto é necessário abrir uma conta em uma corretora. A corretora é a instituição financeira credenciada pelo Banco Central a fazer a intermediação financeira entre o cliente e os diversos produtos financeiros existentes.
Basicamente existem 2 tipos de corretoras:

  • Corretora de Banco

Na instituição financeira que você tem conta corrente poderá fazer isso, pergunte ao seu gerente de contas. Porém gostaria de salientar que a rentabilidade será menor se aplicar com uma corretora independente.

  • Corretora Independente

As corretoras independentes como o próprio nome diz não estão atreladas a nenhum banco e com isso tendem a prestar um serviço melhor e cobram menos taxas visto que este é o negócio desta instituição. Ao contrário dos bancos as corretoras não emprestam dinheiro, com isto tendem a ter um risco muito baixo pois realizam apenas a intermediação da operação, neste caso entre o Tesouro e a conta do cliente na corretora.
Mensalmente o tesouro emite um extrato com a posição dos investimentos e é possível acompanhar as aplicações pelo site da corretora ou pelo site do Tesouro.

05/11/2018

0 responses on "Tesouro direto de forma simples e direta"

    Leave a Message

    Desenvolvido por IAPRENDI®. Todos os direitos reservados.
    error: Content is protected !!
    WhatsApp chat
    X