Preço das ações e tendência de mercado

O mercado de renda variável é fascinante. A oscilação no preço das ações pode trazer grandes oportunidades em um curto período de tempo, já um mercado em tendência, período em que existe uma mudança nas expectativas e com isso os preços acabam oscilando menos, mas tendem a subir ou cair por um período maior de tempo, pode ser uma ótima alternativa de investimento. Encontrar boas oportunidades de compra ou venda de ações pode não ser uma tarefa tão fácil como comprar um título público ou privado, mas em compensação pode ter um custo de oportunidade muito melhor que ativos de renda fixa.

Existem diferentes estratégias para se determinar o momento ou a forma de se escolher uma ação. A teoria de precificação de uma ação desenvolvida no post: Quanto vale uma ação? Tem como característica entender uma das formas de análise para a compra de uma ação. Por esta forma de análise leva-se em consideração os fundamentos da empresa e a expectativa de geração de lucro para encontrar boas oportunidades de investimentos. Para quem quer aprender mais sobre os fundamentos das empresas existem diversos relatórios de analistas de bancos e corretoras que disponibilizam as informações consolidadas e opiniões sobre a situação financeira das empresas. Uma forma de acompanhar mais de perto os fundamentos das empresas é através da divulgação de balanços, que ocorre a cada três meses.

A análise fundamentalista não é a única maneira de encontrar boas oportunidades de investimento. Tão popular e talvez mais utilizada por investidores de renda variável a análise grafistas possibilita a busca de oportunidades de investimentos através da variação histórica dos preços. Para os grafistas os fundamentos estão representados nos preços, com isso boas empresas sobem e empresas com problemas caem.
A forma de escolher uma ação pode determinar o perfil do investidor e o prazo de investimento. Para quem compra pelos fundamentos é muito comum fazer compras mensais de valores menores por um longo período de tempo ou compras pontuais para aproveitar as oportunidades. Os investidores grafistas aproveitam mais as oportunidades momentâneas que aparecem no dia a dia do mercado. As operações podem durar alguns dias, algumas horas ou minutos. A principal característica da Análise Grafista é saber identificar os pontos de compra e venda no gráfico, traçar objetivos de ganho e determinar a máxima perda, o Stop da operação.
As ordens Stop são utilizadas pela análise gráfica para limitar prejuízos e também para assegurar lucros, o Stop pode ser considerado a ferramenta imprescindível para quem deseja operar com ações. As operações utilizando a análise grafista podem ser realizadas com um volume maior de capital devido ao controle das perdas com o STOP, mas necessitam um maior conhecimento, dedicação e tempo para acompanhar as operações. Algumas corretoras de investimentos disponibilizam para os seus clientes salas de operações on-line na qual analistas de investimentos certificados montam e tiram dúvidas sobre as operações ao mesmo tempo que o mercado está funcionando.
As escolas de análise apesar de serem teoricamente distintas podem se complementar afinal o mercado financeiro é movido pelas expectativas e fundamentado na realidade. É muito importante o investidor estar ciente da tendência principal do mercado para saber optar entre os diferentes tipos de investimentos e assim aproveitar as oportunidades que aparecem diariamente no mercado financeiro.

05/11/2018

0 responses on "Preço das ações e tendência de mercado"

    Leave a Message

    Desenvolvido por IAPRENDI®. Todos os direitos reservados.
    error: Content is protected !!
    WhatsApp chat
    X