O que é previdência social ?

Muito se fala sobre a previdência. Mas afinal o que é e para quê serve o sistema de previdência? O conceito de previdência, seja ela pública ou privada, é acumular bens mobiliário e imobiliário ao longo da vida, e estes bens gerarão renda suficiente para pagar seus custos fixos no momento em que não se desejar ou não puder trabalhar mais. Esta renda pode vir da rentabilidade dos seus investimentos ou de aluguel de imóvel ou de uma participação em um negócio, ou o ideal, é que seja uma parte de cada bem.
Segundo a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada (ABRAPP) muitos fundos de previdência complementar estão muito abaixo das suas metas atuariais, isto é, os bens que eles vêm acumulando ao longo da vida do fundo de previdência não serão suficientes para honrar as obrigações do futuro. Esta notícia por si só já é o indício de uma grande incerteza para o futuro do sistema de previdência, e outro fator de preocupação é o perfil da pirâmide hereditária brasileira.

O perfil da pirâmide hereditária da década de 70/80 era formado por poucos idosos que eram sustentados pelos trabalhadores na ativa, vale aqui ressaltar a falha na concepção do plano de previdência brasileira: Os funcionários da ativa pagam para os funcionários da passiva.

No início do século XXI o Brasil era considerado um país jovem, isto é, a maioria da população estava na faixa entre 15 e 35 anos de idade o que criava a expectativa de um futuro promissor para a economia e assim confirmaria o mito de que o Brasil é o país do futuro!

Atualmente estamos vivendo a melhor situação hereditária possível, momento este em que os economistas chamam de “Bônus Demográfico”. Neste período a maioria da população está na faixa economicamente ativa, isto é, a maioria da população está ou deveria estar trabalhando e com isso o setor de comércio e serviços tendem a ser beneficiados e apesar do aumento do número de idosos o sistema de previdência ainda é sustentável com o modelo de trabalhadores da ativa pagando para o da passiva.

Entre 2035 e 2040 teremos a inversão da pirâmide hereditária, situação similar ao que ocorreu na Europa no início do século. As reformas necessárias para lidar com esta situação já deveriam ter sido solucionadas, mas por se tratar de medidas impopulares, os últimos governos vêm postergando as medidas de aumento da idade mínima de aposentadoria, diminuição dos benefícios sociais e deixando muitos planos privados irregulares continuarem a operar normalmente.
Existem oportunidades muito rentáveis e mais seguras para planejar seu plano de Previdência Pessoal através dos produtos financeiros como Tesouro Direto, LCI e LCA, ações e Fundos de Investimentos Imobiliários, para isto basta ter disciplina, conhecimento e uma boa assessoria de investimentos.

05/11/2018

0 responses on "O que é previdência social ?"

    Leave a Message

    Desenvolvido por IAPRENDI®. Todos os direitos reservados.
    error: Content is protected !!
    WhatsApp chat
    X