Motivar e inspirar o time é o papel do líder

Hoje acordei inspirada, pensando nessa grande missão do líder! Motivar e inspirar nosso time….

Eu sei que as pessoas são diferentes, que cada um tem um fator motivacional diferente. Que cada um se motiva por um motivo diferente. Mas é justamente esse um dos principais papeis que temos enquanto gestores. Precisamos descobrir o que motiva cada um dos membros da nossa equipe e tentar direcionar nossas ações para isso.

Algumas pessoas vão se sentir motivadas com elogios, outras com desafios, outras vão se sentir motivadas com presentes e prêmios, outras somente se for dinheiro…rsrs!!! Cada um com seu estado motivacional!

Neste contexto o mais importante é se comunicar com eficiência e dar a devida atenção à necessidade especifica de cada um. Perguntar, investigar, verificar antes de sair tomando providencias ou estabelecendo julgamentos referentes à diferença entre as pessoas.

Você já perguntou para sua equipe o que, de fato, os deixa motivado?!

Quando temos um colaborador altamente motivado costumamos nos referenciar somente por esse colaborador e querer nivelar os demais ao mesmo. Isso não vai funcionar meninas! Porque são apenas 17% das pessoas que possui esse perfil altamente motivado. A grande maioria está em uma faixa de “média motivação”, e precisa do gestor para direcionar, orientar, cobrar e valorizar suas atividades.

Outra coisa super importante é que o gestor precisa ser a referência de motivação para a equipe. Então lá vai a pergunta que não quer calar: Como está sua motivação? Tem passado entusiasmo para sua equipe? Ou fica o dia todo reclamando, focando nas dificuldades e falhas? Você chega animada ou desanimada para o trabalho? Você tem sido um bom espelho para sua turma?

Vamos treinar isso durante essa semana?

1) Fale com a equipe e identifique o que os motiva com relação ao trabalho atual que executam;

2) Seja fonte de inspiração e ânimo para os que trabalham com você.

Toda vez que tiver um pensamento ruim sobre alguém, que quiser fazer uma crítica comece pensando nos aspectos positivos dessa pessoa. Lembre-se que dependendo de como você falar com ela vai desmotiva-la. Uma vez que tenha pensado nos aspectos positivos da pessoa dê-lhe o feedback de maneira adequada, mostre como faz, deixe-a sentir segurança e confiança em você.

O resto vai ser só sucesso! Tenho certeza de que vale a pena tentar.

05/11/2018

0 responses on "Motivar e inspirar o time é o papel do líder"

    Leave a Message

    Desenvolvido por IAPRENDI®. Todos os direitos reservados.
    error: Content is protected !!
    WhatsApp chat
    X