Juros – O que é e para que serve?

A taxa de juros da economia é determinada pelo Banco Central.

Uma das principais funções do Banco Central é o controle da inflação. Esta taxa de juros é definida em uma reunião que ocorre a cada 45 dias. A taxa de juros está diretamente relacionada ao custo do dinheiro, quanto maior o juros, maior é a propensão em investir o dinheiro e mais caro fica pegar dinheiro emprestado. O valor do juros é determinado pela Selic. Atualmente a taxa Selic está em 14,25% a.a.

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é a taxa que os bancos utilizam de referência para acompanhar a rentabilidade entre os diferentes fundos de investimentos. Para facilitar o entendimento vamos considerar que o juros determinado pela Taxa Selic é igual ao CDI. Com isso um investimento com 100% do CDI terá uma rentabilidade de 14,25%, menos o Imposto de Renda.

É muito comum ouvirmos que a taxa de juros do Brasil é uma das maiores taxa de juros do mundo. O que a investidora precisa estar atenta não é apenas a rentabilidade bruta do seu investimento, mas sim ao juros real pago para remunerar o capital. O termo juros real leva em conta a remuneração bruta do capital, subtraída da inflação e descontada do Imposto sobre a renda recebido.

A alíquota do Imposto de Renda é regressiva, isto é, quanto mais tempo parado o dinheiro no investimento, menor o imposto que você paga. Esta alíquota varia da seguinte forma:

Até 6 meses 22,5%
• De 6 meses a 1 anos 20%
• Até 2 anos 17,5%
• Mais de 2 anos 15%

Quando investimos nosso dinheiro geralmente recebemos um percentual do CDI, alguns bancos ainda cobram taxa de administração que podem variar de 0,5% a.a. a 2% a.a., e será descontado o Imposto de Renda Regressivo sobre a rentabilidade.

Vamos supor um investimento de 1 ano com uma rentabilidade média de 96% do CDI, taxa de administração de 1,5% a.a., com isso a sua rentabilidade bruta seria:

14,25% * 0,96 * 0,985 * 0,80 = 10,78% (CDI/ Rentabilidade / Taxa Adm / IR)

Aparentemente é um investimento muito atrativo, mas até o momento não falamos sobre a inflação. O índice de referência para a inflação IPCA (Índice de Preço as Consumidor Amplo) nos último 12 meses está em 9,38%. Com isso o seu ganho real foi de:

10,78% – 9,38% = 1,40%

Conclusão:

Fique atenta a rentabilidade e as taxas cobradas nos seus investimentos. Acompanhe nosso blog e conheça investimentos mais rentáveis e seguros para a preservação do seu capital.

05/11/2018

0 responses on "Juros - O que é e para que serve?"

    Leave a Message

    Desenvolvido por IAPRENDI®. Todos os direitos reservados.
    error: Content is protected !!
    WhatsApp chat
    X