Equilíbrio entre empreendedorismo e gestão

Olá iaprendizes,

 

Estive em São Paulo para fazer um one to one com Enéas Pestana e quero compartilhar a importância de empreender e administrar. Muitas podem achar que essa parte é chata e preferem delegar ou até mesmo realizar de uma maneira amadora, porém administrar corretamente seu negócio fará cresce-lo. Antes de compartilhar o que aprendi na reunião e que pode agregar ao empreendedorismo feminino, gostaria de contar um pouco quem é Enéas Pestana.

Enéas Pestana em 2014 ganhou o prêmio Líder do Comércio pelo Lide. Em 2012 saiu na revista ÉPOCA Negócios entre os 100 brasileiros influentes na categoria “construtores”. Já saiu na revista Exame entre os 100 líderes de melhor reputação do Brasil (49º posição) . Um homem que fala e tem orgulho da família. Sua ex-esposa, 2 filhas e 1 filho são pessoas batalhadoras e que colocam a mão na massa quando necessário, foi o que percebi pelo pouco tempo de conversa. Pessoas que sabem o que desejam e onde querem chegar.

Depois de uma carreira de mais de 20 anos de experiência no mercado e tendo no currículo cargos como: Vice presidente da Dasa e CEO do grupo Pão de Acuçar – GPA, resolveu em 2014 dar um passo empreendedor abrindo sua consultoria – Enéas Pestana & Associados. Ele e mais alguns sócios, abriram a consultoria com 2 grandes clientes na carteira: JBS S.A. e BTG Pactual.eneas_d

Vou descrever em tópicos nossa conversa para ficar mais objetivo:

– Primeiro ele deu uma aula do mercado de exportação e a visão macro em relação ao dólar e como afeta a economia de uma empresa;

– Falamos sobre investimento;

Em relação a investimento sua visão é bem focada em vida, tempo. Sempre que escolher investir em algo analise custos diretos e indiretos, mas também análise o risco e o tempo que está disponibilizando. Imagine que sua energia poderia estar sendo aplicada para outro negócio e que o retorno poderia ser mais rápido ou não. Assim, analisar seu bem mais precioso, a vida, é uma forma de tangibilizar riscos e automaticamente te faz parar para pensar no propósito. Um dos erros que na visão dele e na minha também é que a maior parte das empreendedoras e empreendedores não param para pensar no propósito daquilo que está executando. A maior parte das pessoas começam algo por paixão ou oportunidade e não param para pensar onde deseja chegar com aquilo e o que aquilo fará de diferença em sua vida. Eu concordo com ele, por isso tem conteúdo com 8 módulos que abrange a importância e ferramentas para que possa refletir e achar o seu propósito, caso ainda não tenha refletido.

– Grau de notabilidade do seu negócio

Nesse tópico falamos sobre valor agregado. E vou compartilhar um exemplo dado: Enéas disse que o ser humano não consegue gravar preços e detalhes de vários produtos de um determinado nicho. E pegando como exemplo supermercado: existem de 2 a 5 produtos que sempre estão na mente do cliente e viram referência em conversas e para avaliação da marca. E através de números e avaliações do mercado consegue-se chegar a conclusão que aquele supermercado é mais caro de um modo geral, mas se seu negócio souber trabalhar a percepção do cliente conseguirá passar uma imagem de um supermercado barato na região, por exemplo. Aqui iaprendiz, o aprendizado que friso é saber seu propósito e sempre analisar seu cliente e a percepção dele com sua marca. Pode doer o que o cliente vai falar, pois estamos em contato direto com o cliente, porém é melhor do que deixar sua marca criar uma percepção no mercado que não tem nada a ver com o que você gostaria. Sua opinião não é válida se a maior parte dos seus clientes dizem outra coisa da sua empresa. Pesquise o mercado e fale diretamente com seus clientes.

– Fórmula de monitorar sua marca

pamelaponceEnéas Pestana fechou nossa conversa falando sobre praticar o básico não importando o tamanho da sua empresa. Você pode ser a presidente, vendedora, assistente, financeiro, tudo ao mesmo tempo e se for para ser assim por um tempo, faça e não tenha medo ou vergonha, mas tenha em mente que necessita praticar o básico para que gere oportunidade da sua empresa crescer. Para isso, faça um fluxo de caixa, simples, pode ser num caderno, mas coloque entrada e saída de dinheiro. Peça para o departamento contábil (que para as pequenas empresas são terceirizadas para um escritório de contabilidade e aqui deixo outra dica: se o escritório está apenas entregando guias para pagar troque urgentemente de escritório contábil) a DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício ou balancete e se não souber ler peça para ensina-las e por último, não menos importante crie índices de monitoração do seu negócio e aqui não tem uma regra porque você vai aprendendo quais as melhores ferramentas para seu negócio, tentativa de erros e acertos.

Sugestão do Enéas: pare para analisar o Balancete 1 vez por mês, para analisar o fluxo de caixa semanalmente e os índices diariamente. Assim, conseguirá criar uma rotina mental e aos poucos conseguirá ver 1 mês a sua frente até chegar a 2, 3 ou 5 anos de projeção.

Encerro aqui meu bate papo com esse profissional com um pé no empreendedorismo e outro no executivo e que amei a conversa e a oportunidade de aprender um pouco mais. Espero que escrevendo minha experiência possa ajudar vocês na caminhada empreendedora.

Deixe seus comentários.

Pâmela Ponce

pam

05/11/2018

0 responses on "Equilíbrio entre empreendedorismo e gestão"

    Leave a Message

    Desenvolvido por IAPRENDI®. Todos os direitos reservados.
    error: Content is protected !!
    WhatsApp chat
    X