Entenda o que são fundos de investimento imobiliário

Os investimentos em Fundo de Investimento Imobiliário – FII são muito comuns nos países de economia desenvolvia. Este é um tipo de investimento que possibilita o desenvolvimento da atividade real ao invés da atividade financeira. Quando investimos em um Fundo Imobiliário os recursos financeiros tem como finalidade o desenvolvimento de um empreendimento imobiliário, seja ele: uma sala comercial, hospital, Shopping, galpão de logística, agência bancária, entre outros. Estes empreendimentos deverão gerar renda e uma parte desta renda será disponibilizada para o aluguel. Por ser um empreendimento comercial, empregos serão gerados, impostos serão pagos e produtos ou serviços serão disponibilizados e assim a economia real se desenvolve através do financiamento privado.
A principal característica dos FII é a Alienação Fiduciária. Com a Alienação Fiduciária a propriedade do imóvel passa a ser de um fundo constituído e regulamentado para esta finalidade. Este fundo fica responsável pela administração do empreendimento, pelos contratos de locação e tem como obrigação a distribuição de no mínimo 95% do lucro gerado pelos aluguéis. Este fundo, no qual tem a propriedade do empreendimento, é dividido em centenas ou milhares de cotas e estas cotas são vendidas por meio da bolsa de valores. Este fundo tem como obrigação convocar assembleias regularmente e disponibilizar toda a informação possível e necessária para que os cotistas ou investidores que queiram fazer parte da sociedade no empreendimento possam analisar e acompanhar a administração do fundo.
Um bom exemplo para análise é o Shopping Dom Pedro em Campinas. Este Shopping foi construído por um grupo Português que investiu uma grande soma financeira no empreendimento. Como o foco do grupo não é viver da renda do imóvel, mas sim construir empreendimentos e vender, o imóvel foi alienado para um FII chamado Parque Dom Pedro no qual o código pode ser acessado por PQDP11. Este fundo é o responsável pela administração do Shopping e a renda paga para os cotistas do fundo é referente a receita do aluguel descontada do custo de administração. Quando uma pessoa compra a cota do PQDP11 ela estará se tornando sócia do empreendimento e terá direito a fração referente a sua cota dos lucros gerados.
Comprar um FII não é tão simples como investir em um CDB, LCI, LCA ou Tesouro Direto, ele exige um estudo detalhado das características de cada empreendimento e uma melhor compreensão dos riscos e oportunidades do setor imobiliário. Em compensação tende a ser mais rentável e menos burocrático que investir diretamente em um imóvel. Atualmente a rentabilidade média de um bom FII encontra-se em torno de 0,85% a.m. isto é, para quem tem investido R$ 100.000,00 recebe de renda por volta de R$ 850,00 por mês. Se compararmos esta rentabilidade a um aluguel residencial é praticamente o dobro de rentabilidade além de não haver a preocupação com o seu inquilino, afinal isso é papel do administrador do fundo.
O investimento em FII pode ser uma ótima alternativa para diversificação dos investimentos ou para quem deseja fazer retiradas mensais de capital para pagar contas ou fazer a sua aposentadoria. Não é por menos que este tipo de investimento é um dos mais comuns e utilizados com fonte de renda para a aposentadoria nos países de economia desenvolvida. Fica ai uma pergunta. Quanto seria necessário investir em FII para ter renda suficiente para pagar todos seus custos fixos?

05/11/2018

0 responses on "Entenda o que são fundos de investimento imobiliário"

    Leave a Message

    Desenvolvido por IAPRENDI®. Todos os direitos reservados.
    error: Content is protected !!
    WhatsApp chat
    X