Crie experiência em vez de benefícios

Olá iAprendizes,

Com um título desse, já sabem o que quero compartilhar! Sim! Quero compartilhar uma experiência que todo cliente deseja ter com sua empresa e para isso: Venda benefícios em vez de características.

Em uma das minhas viagens para um local turístico que tive essa experiência. Meu objetivo era almoçar logo, pois havia uma programação que gostaria de fazer, por isso para ser mais prático fomos a um local onde existia uma concentração de restaurantes. Cheguei no local e pensei “Nossa! Já que estou em outro país gostaria de conhecer algo típico, mas como escolher o restaurante?”

Coloquem-se no meu lugar, com fome, querendo conhecer a cultura local, tendo compromisso a cumprir e não sabendo ao certo o que escolher. Ou seja, havia uma demanda por uma experiência, porém sem foco. Comecei a percorrer as ruas que se cruzam e com inúmeros restaurantes e cardápios disponíveis na entrada (que depois de olhar o 4 cardápio já percebi que era praticamente padronizado). O local tinha um estilo rústico, um ambiente aconchegante e vale a pena visitar, mas o que quero compartilhar é como faz diferença a forma como se vende o mesmo produto e/ou serviço.

Passamos por vários restaurantes e todos ofereciam o menu para dar uma olhada…isso é normal aqui para que o turista escolha antes e veja se realmente deseja almoçar ou jantar. Em alguns blogs de viagens sugeriram o restaurante La Pizzas Bar falando de pratos típicos, achamos estranho por se identificar como pizzaria e oferecer pratos a la carte, talvez o posicionamento da marca precisa ser revisto, mas o atendimento e a forma como vendem uma experiência faz com que nem lembremos de ter a menção de pizzaria no nome…kkkk

Andando pela rua avistei esse restaurante que havia sido referenciado e parei na entrada para olhar o cardápio, foi quando um dos garçons se aproximou, fez a mesma abordagem padrão e logo em seguida superou minhas expectativas: Começou a mostrar as fotos dos pratos, falar dos sabores e texturas dos 5 mais vendidos e quando vimos já estávamos sentados escolhendo. E o garçom perguntando qual a bebida que gostariam de degustar como cortesia da casa e pedimos algo típico.

Quando chegou meu prato, ele estava montado em forma de piramide e as cores se completavam, tão colorido quanto é o artesanato do local. Os talheres com emblema típico, ou seja não tive apenas o objetivo de me alimentar atingido, ganhei uma experiência. E foi aí que entendi o motivo de tantos blogueiros dando dicas desse restaurante. E através dessa experiência que tive gostaria que reflita e coloque-se no lugar do seu cliente, qual seria a experiência dele comprando seu produto ou serviço? Esse restaurante tinha mais de 20 concorrentes ao seu lado e mesmo assim sua fama conseguiu ultrapassar barreiras oceânicas e chegou ao Brasil.

Fica a dica: o cliente precisa enxergar o benefício!

0 responses on "Crie experiência em vez de benefícios"

    Leave a Message

    Desenvolvido por IAPRENDI®. Todos os direitos reservados.
    error: Content is protected !!
    WhatsApp chat
    X