Confiança, um pilar importante do seu negócio

Olá iaprendizes,

Estava eu, vendo uma reportagem contando a história de João Neves, fundador e presidente da Rodoauto. Empresa de logística sediada em Ribeirão Preto com atendimento em muitos estados brasileiros, sendo 36 anos de estrada com faturamento em 2015 de 600 milhões e o grupo passando de 1 bilhão (ele tem outras empresas). E nessa reportagem uma frase dele me fez refletir que confiança tem tudo a ver com o sucesso da empresa.

Vendo sua história, vitórias, obstáculos, amor colocado nas palavras, até aí tudo normal, pois os grandes empreendedores colocam paixão no que fazem.

Até que citou 2 episódios que o fizeram pensar em desistir: um momento foi quando roubaram uma carga de alto valor e não tinha seguro (aprendeu com o erro, atualmente faz seguro de tudo e montou uma seguradora) e o outro momento quando um vendaval destruiu boa parte do seu barracão estragando muita mercadoria dos clientes.

E sabe o que fez ele não desistir? A cultura que ele havia inserido na empresa criando conexão com equipe, fornecedores e clientes: A Confiança.

Contou aos fornecedores sua situação e aos clientes!! E para os mesmos clientes que ele estava devendo dinheiro (a seguradora demoraria por volta de 3 meses para ressarcir o prejuízo), ele pediu para lhe dar mais trabalho. Isso mesmo que vocês estão lendo!!! Pediu um voto de confiança e essas empresas clientes deram. Entregaram mais cargas para a Rodoauto transportar e ajudaram a salvar a empresa, pois o sr. João Neves construiu uma relação de confiança com seus clientes em vez de uma relação de prestação de serviço.

E muitas empresárias deixam de lado e não praticam e nem incorporam confiança no ambiente de trabalho, seja na relação com a equipe, fornecedor e clientes. Existem estudos e executivas e executivos que afirmam a velocidade de desenvolvimento e crescimento de uma empresa quando há confiança. Esse é um dos pilares do iAprendi.

Acreditamos em um ambiente saudável, de generosidade e de confiança para que grandes ideias possam surgir e que a co-criação possa aflorar. Sei que no dia a dia a empresa precisa focar no cliente e nos resultados e que pensar em criar uma cultura para sua empresa possa ser algo trabalhoso e que muitas começam e largar pelo caminho. Porém, gostaria de compartilhar um segredo:

” Pensando e planejando a cultura da sua empresa ou não você está criando a cultura. A diferença será que uma é escolhida e tem foco em crescimento e resultado e a outra em algum momento do percurso você gastará tempo e dinheiro para reestruturar.”
Vou trazer um exemplo para que possa entender o que estou falando:

A crise atual resultado de alto índice de corrupção de muitos anos, trouxe-nos um resultado de desaceleração para o crescimento da economia, trouxe uma redução no índice da renda per capta e muitos outras fatores que estão gerando outros efeitos colaterais e tudo porque clientes e fornecedores do Brasil não estão confiando no país.

Espero que você como empresária faça diferença na sua empresa e reflita como está desenvolvendo sua empresa.

Um boa semana de reflexão e até semana que vem.

0 responses on "Confiança, um pilar importante do seu negócio"

    Leave a Message

    Desenvolvido por IAPRENDI®. Todos os direitos reservados.
    error: Content is protected !!
    WhatsApp chat
    X