Autoconhecimento – Como fazer isso?

No nosso ultimo post falamos sobre a importância do autoconhecimento como primeiro passo para o bom desempenho da liderança. E muitas pessoas sempre me perguntam sobre esse tema. Falar em autoconhecer-se é bem fácil. Filosofar sobre o tema também me parece bem interessante. Mas eu percebo que na prática a tarefa nem sempre é tão simples já que não conseguimos tirá-la do mundo das ideias e trazê-la para o mundo do concreto, do realizável.

Quem aqui já parou para tentar se autoconhecer? Talvez todas nós! Talvez nenhuma de nós…

O importante é que façamos isso de maneira eficiente, adequada para de fato sabermos mais sobre nós. Como disse antes, o ser humano tem a tendência de colocar as responsabilidades por suas limitações em outras pessoas ou no ambiente externo. E isso só dificulta e compromete as coisas. Fica ainda mais difícil se não formos totalmente honestos conosco mesmos!

Então o primeiro passo para o autoconhecimento seria começar a olhar para dentro. Olhar para você, para os fatores emocionais, cognitivos, intelectuais que te fazem ser e agir de determinadas maneiras, positivas ou negativas.

Feito isso, passamos para o segundo passo. Que seria identificar o que você tem de virtudes e quais os aspectos que ainda precisa desenvolver para me tornar uma líder melhor, uma pessoa melhor.

Para ajudar vocês nessa tarefa, hoje quero deixar uma técnica bem simples, mas eficiente. Alguém conhece ou já ouviu falar da análise SWOT? É muito usada para analisar a empresa, o negócio, e poderemos um dia voltar a falar sobre ela com esse foco. Mas hoje vamos usá-la para analisar a pessoa, a empreendedora, a gestora, a líder…

Vamos lá? Todas preparadas?

Análise SWOT Pessoal:

1) Etapa:

Faça uma lista com 10 atributos, qualidades, virtudes que você possui e que podem te ajudar a ser uma boa pessoa, uma boa gestora, uma boa líder. Coloque nessa lista as 10 virtudes que você já tem, virtudes pessoais, que sejam suas! Elencando da mais forte para a mais fraca.

Terminaram?

Não tem pressa. Podem pensar o quanto quiserem, mas precisa ser 10! Antes de finalizar não pode passar para a outra etapa.

Melhor nem ler a próxima etapa antes de finalizar a anterior.

2) Etapa:

Faça agora uma lista com os 10 aspectos que você precisa melhorar. Aspectos que dificultam suas ações como gestora, líder.

E estamos falando aqui de coisas que estão em você! Não olhe para “fora”… Olhe para você e admita o que precisa ser melhorado!

Mesma regra…. Só passe para a próxima etapa quando conseguir elencar os 10 itens.

3) Etapa

Agora sim você pode olhar para fora: No seu ambiente externo, naquilo que não está dentro de você, o que existe que pode te ajudar a ser uma boa gestora e líder?

Por exemplo: Seu marido te apoia, seu trabalho é perto de casa… E assim por diante…

Liste 10 coisas ou aspectos externos à você que te ajudam nessa jornada de liderança empreendedora!

4) Etapa

Finalizando, agora liste as 10 coisas do ambiente externo que atrapalham você enquanto gestora e líder.

Exemplos: Seu marido não te apoia, os filhos tomam muito do seu tempo, o mercado de trabalho está muito competitivo, etc.

Ufaaaaaa!!!!! Todo mundo conseguiu chegar até aqui?

Agora faça uma ANÁLISE sobre tudo isso que você elencou:

– Que fatores mais te comprometem, os internos ou os externos?

– O que você tem feito para que esses fatores não te atrapalhem? Já tentou se organizar de alguma forma? Persistiu? Foi eficiente?

– E os fatores positivos? Com certeza você tem muitos!!!! Está usando-os com toda força e intensidade? Está de fato aproveitando as virtudes que você tem?

– O que você pode fazer para potencializar ainda mais essas virtudes?

Muitas reflexões para a semana?

O mais bonito disso tudo é que devemos reconhecer e valorizar nossos pontos fortes! São eles que nos impulsionam e nos levam para frente! Se existem pontos a serem melhorados não devemos negligenciá-los. Mas não se prenda à eles! Pelo contrário: foque no positivo que, com certeza, ele vai se sobressair do restante!

Uma ótima semana à todas!

0 responses on "Autoconhecimento - Como fazer isso?"

    Leave a Message

    Desenvolvido por IAPRENDI®. Todos os direitos reservados.
    error: Content is protected !!
    WhatsApp chat
    X