Autoconhecimento como estratégia de liderança

O que é mais fácil? Pensar em você ou pensar no outro?

Esse tema realmente gera curiosidade e certa dificuldade nas pessoas!

Essa semana fui indagada por algumas parceiras sobre a questão do autoconhecimento. Simultaneamente, em sala de aula, os alunos do MBA também me perguntaram sobre a dificuldade de se conhecer de fato e de pensar em si mesmo.

A tarefa é muito mais fácil quando pensamos e “avaliamos” o outro!
Quando nos propomos a conhecer alguma coisa nova precisamos antes romper as resistências, as barreiras que nos impedem de ver as coisas como elas realmente são! E como as pessoas se surpreendem quando se veem de fato!

Isso acontece porque utilizamos muitos mecanismos emocionais de defesa, que querem fazer com que tenhamos uma imagem mais positiva sobre nós mesmos. Isso faz com que tenhamos dificuldade em ver aquilo que precisa ser melhorado ou desenvolvido. É muito mais fácil colocar a responsabilidade no que está fora de nós, como por exemplo: os outros, ou o equipamento de trabalho, ou o cliente, ou o governo…rs

Tem um proverbio que eu gosto muito, sempre apontado pela Erika Barboza, minha sócia, que diz:

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha, sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo, nem a si mesmo, perderá todas as batalhas” (Sun Tzu).

O mais legal disso tudo é que quanto mais nos conhecemos, mais crescemos! E mais conseguimos fazer os outros crescerem. E isso é tudo de bom! Não acham?!

E essa é exatamente a essência de uma boa gestora! Fazer os outros crescerem!

Nenhum processo de conscientização é fácil. Envolve um olhar para si mesmo, envolve um romper barreiras, preconceitos, quebrar crenças e adotar novos hábitos.

Um processo de conscientização comportamental visa tornar consciente e habitual aquilo que nem sabemos que precisamos “resolver”. Envolve basicamente quatro estágios.

Num primeiro momento somos inconscientes e também incompetentes quanto ao comportamento a ser melhorado. Ou seja, nem sabemos que precisamos trabalhar com determinado comportamento! E como vamos mudar, melhorar alguma coisa, se nem ao menos sabemos que temos essa dificuldade?

Então todo bom começo se inicia com uma autorreflexão verdadeira, límpida, sem defesas, daquilo que você tem de virtudes e pontos a serem desenvolvidos.

Essa reflexão vai te levar para o segundo estágio do desenvolvimento do novo comportamento: eu já sei que tenho a dificuldade, mas ainda não consigo corrigi-la. Aqui, pelo menos, já consegue enxergar seus limites e pontos a serem melhorados! É consciente, mas ainda incompetente na execução do novo comportamento.

Uma vez visualizado e colocado em pratica uma intenção de melhorar, começamos um treinamento e vigilância constante quanto ao novo comportamento. Com o tempo passamos para o terceiro estágio, onde temos consciência e competência para agir conforme o novo comportamento que determinamos.

Por fim, com o passar do tempo, e de tanto reproduzir o novo comportamento, ele se torna automático. Ou seja: inconsciente e competente.

São como nossos hábitos de escovar os dentes, dormir de um lado da cama, ou seguir um “ritual” para fazer determinadas coisas!

Ninguém nasceu sabendo! Todo mundo aprendeu depois e internalizou o comportamento. É assim também para os hábitos saudáveis e estratégicos que ainda não temos e queremos desenvolver! Com o treino se tornarã naturais e automáticos!

Não precisa ter pressa! Só não pode parar! Dê o primeiro passo! Ande um passo de cada vez que um dia alcançamos o objetivo!
Ninguém precisa ser perfeito! Mas não podemos negar nossos pontos de dificuldade! Mãos à obra que tudo é possível para aqueles que se empenham e se dedicam ao seu grande objetivo!

Um grande abraço e uma semana abençoada para todas!

05/11/2018

0 responses on "Autoconhecimento como estratégia de liderança"

    Leave a Message

    Desenvolvido por IAPRENDI®. Todos os direitos reservados.
    error: Content is protected !!
    WhatsApp chat
    X