5 passos para uma empresária com liderança de sucesso

As ações a serem tomadas para ser um líder de sucesso podem variar, de acordo com a visão de sucesso e visão de liderança de cada pessoa, de cada empresa, de cada cultura. Dependendo do ponto de vista essa visão pode ser observada de diferentes ângulos. Por isso não pretendo aqui trazer uma verdade absoluta, mas um ponto de vista relativo que entendo diante de minha experiência profissional.

Como vocês já sabem eu leciono no MBA de Gestão de Pessoas e Gestão de Negócios, e isso é muito gratificante e rico, pois permite uma ampla troca de experiências e conhecimentos. E é justamente sobre uma experiência dessas que gostaria de falar hoje com vocês.

Na noite de ontem, lecionando para uma turma de Gestão de Projetos, diante do conteúdo exposto um aluno relatou sua experiência enquanto líder em uma multinacional Americana. Isso me deixou muito feliz, pois as ações que ele toma no dia a dia da empresa para liderar e conduzir sua equipe, vão de encontro com aquilo que eu acredito e defendo em meu cotidiano profissional. Com o relato pude perceber que ele (o aluno) atinge rapidamente seus objetivos profissionais com a equipe, conquista-os e consegue os resultados que a empresa precisa.

Percorrendo sobre os principais comportamentos que esse líder (aluno) manifesta, percebi que as ações mais evidentes que o ajudaram a ter tanto sucesso foram cinco. E é justamente sobre isso que vamos percorrer.

1) Se preparar tecnicamente

O bom líder deve se preparar tecnicamente, pois os conhecimentos técnicos que envolvem o comportamento da liderança possibilita ter mais confiança e conhecer melhores ferramentas para ajudar nas ações com a equipe. Na área administrativa existem várias ferramentas que permitem orientar, ajudar, mensurar os resultados da equipe. Por isso a importância do domínio dessas ferramentas. Como por exemplo análise SWOT, 5W2H, etc.

2) Se autodesenvolver e desenvolver a auto liderança

Quanto mais você se conhece, mais você consegue usar seus pontos fortes a seu favor. E mais conseguimos usar estratégias para minimizar os pontos fracos. Ou seja: podemos tomar ações reais e estratégicas que vão nos melhorar enquanto pessoas e enquanto gestores.

3) Criar conexão com a equipe

Uma equipe respeita seu líder quando se sente considerada e amparada pelo mesmo. Quando percebe que o líder está realmente ocupado em cuidar da equipe e zelar para que a mesma fique bem. Isso gera um sentimento de reciprocidade que permite uma conexão emocional super valiosa que vai gerar frutos para ambas as partes.

4) Garantir um ambiente interno harmônico

Todo ambiente de relacionamento pode apresentar divergências e diferenças, mas isso não implica necessariamente que esse ambiente deva ser ruim e negativo. Pelo contrário, se soubermos resolver nossas diferenças de forma madura e profissional o ambiente vai ser sempre favorável e equilibrado.

5) Estimular e motivar a equipe

O estimulo e motivação da equipe, na maioria das vezes, é muito acessível e de fácil aplicação. Basta reconhecermos os bons trabalhos. Orientarmos e corrigirmos o que não deu certo, mas sempre retomando e focando nos demais aspectos que, com certeza, são positivos.

Aproveitem a dica! Um passo de cada vez, mas a ação precisa ser constante!

05/11/2018

0 responses on "5 passos para uma empresária com liderança de sucesso"

    Leave a Message

    Desenvolvido por IAPRENDI®. Todos os direitos reservados.
    error: Content is protected !!
    WhatsApp chat
    X